A casa

18/10/2012 - Matéria Site People Power - Agosto / 2012

No mês de Outubro de 2012 Recebemos a visita do colunista Marcos Garcia, que teve curiosidade em saber como nasceu o Akbar Lounge & Disco e marcou uma entrevista com o proprietário Zenildo Silva para o site People Power, confira abaixo a entrevista:

Conheça mais sobre o DJ e empresário

Com mais de 30 anos de experiência na promoção de eventos e casas noturnas, o DJ e empresário Zenildo Silva contou ao PPOW um pouco da sua carreira e sobre o Akbar, bar localizado na Vila Madalena.  Confira:

Quem é o Zenildo Silva? Fale um pouco de sua carreira profissional.

O Zenildo Silva veio da cultura Hip Hop ou Black, que seja. Morador nato do ABC Paulista, frequentador de carteirinha nos anos 80 e 90 de casas como Sunshine Music, Emerald Rio, Chopapo, Clube Primeiro de Maio, Tenis Club em Santo André, Toco, Contra Mão e outros.


Me envolvi com a música na equipe Kaskatas, e depois, no ano 2000, comecei a promover eventos com a galera do Rap:  MV Bill, Racionais, Thaide e Dj Hum e todos da cena Hip Hop. Promovi casas consagradas na cultura Black em Sampa como Brancaleone, Club, The One, Vinil e outras, cuidei do departamento de eventos da Marca Venom que era consagradíssima no meio da cultura de rua, e fui trabalhando, até que comprei um bar na Rua Augusta, que hoje é conhecida como Baixo Augusta, e por lá fiquei uns cinco anos.

Montei um Club em Mauá, por lá fiquei dois anos, sempre trabalhando com eventos em paralelo; realizei muitos eventos com a cultura urbana, e curti muito os grandes bailes das equipes como Chic Show, Black Mad, Zimbábue (sou conhecido como Zhenna ou Zenildo Vitrine ou seja Dj Zhenna, Zhenna Produtor ou Zhenna Promoter).

Tenho mais de 30 anos de noite, promovi e produzi mega eventos como Chimera em 2002 (Linkin Park e 50 Cent’s),  Paula Lima no Palmeiras, Tihuana no Anhangabaú, Agita Juventude com Prefeitura de São Paulo em 2006, Red Bull Street Style 2008,  RedBull Fórmula 1 em Brasília, em 2009, e outros eventos, que se eu colocar aqui, vamos preencher uma página, e ainda não vai caber (risos). Atualmente sou DJ dos eventos da RedBull e da New Era, trabalho ainda na RedBull, sou proprietário do Akbar Lounge e Disco e tenho a minha produtora de eventos, a Vitrine Produções.

Como surgiu o Akbar?

O Akbar é um sonho de criança que realizei. Sempre amei a Vila Madalena e sempre sonhei em ter uma casa noturna no bairro. Logo quando fiz 18 anos e vinha andar nas ruas da Vila, este lugar pra mim é tudo de bom, tive outros bares e uma casa noturna em Mauá, mas a Vila pra mim é meu ápice, e em paralelo, sempre trabalhei com as minhas noitadas.

Bom, o Akbar surgiu em 2007, quando um amigo me ofereceu para comprar o bar dele que estava fechando na Vila Madalena, o antigo Salamandra, na Cardeal Arco Verde. Eu curti a ideia e comprei. Logo pensei em mudar o nome e confesso que demorei para encontrar outro.

Quando eu estava lendo um livro que falava dos melhores generais do mundo, lá falava de Akbar o grande, ele foi um guerreiro indiano mongol, que veio de uma família humilde e conseguiu unir uma tropa de guerreiros para vencer uma batalha. Eu me identifiquei com a história, pesquisei mais sobre o nome e vi também que o nome era de origem árabe, e o significado era O grande ou O maior, e quando eles oram, dizem Alah Akbar, ou seja, Deus é Maior. Eu curti e logo registrei o nome.


Em tudo que já fiz na vida, também tenho uma experiência com bar, devido a outros que tive na minha caminhada, e aí pensei em montar um bar balada, até porque percebi que a maioria das casas na época era clube ou bar, pensei em juntar os dois, devido à lembrança do Brancaleone e do Lanterna, que eram assim. Mas sou sincero, eu ainda não tinha definido o estilo musical. Eu amo o flasback dos anos 70 e 80, curti muito isso e comecei a lembrar e pensar: onde as pessoas que curtiram as discotecas ou as casas noturnas dos anos 70, 80, 90 e 2000 estavam indo (pensei nos bares) e onde estavam curtindo as suas músicas preferidas. Não havia um bar balada, apenas Limeligthy e Boogiie, que são clubes. Na boa, essa época pra mim foi a melhor.

E foi conversando com um amigo que surgiu a ideia de fazer uma festa de FlashBack, até porque eu vivi esta história, então pra mim não foi difícil criar a noite. E começamos com uma festa para 80 pessoas, sempre temática, que era para relembrar as festas de antigamente, que sempre tinham um tema.

Isso foi tomando uma proporção grande e o Akbar começou a cair no gosto das pessoas, sempre cuidando da qualidade nas bebidas, som, e fomos crescendo, o local foi ficando pequeno, e a casa dando super certo, então tive que procurar um novo local, já que eu tinha muitos problemas com som e vizinhos, a casa não tinha muita estrutura de acústica, mas era legal, aconchegante.

E por eu trabalhar na RedBull, uma amiga me disse que o antigo SPKZ  estava à venda. Eu fiz uma visita e vi que era tudo que eu queria, amei à primeira vista, fiquei mais de 30 dias negociando o local, até que fechei negócio.

Eu fiquei uns 45 dias para reformar o local, a casa não tinha nada a ver com a minha proposta. Decorei do meio jeito, usei tudo que o público da Vila Madalena gosta: o rústico com o sofisticado, um som de qualidade, área para fumantes (até porque a lei ja estava para estourar), e fui ousado em tudo.

Acreditei e acredito sempre, e aí surgiu o Akbar Lounge e Disco, no coração da Vila Madalena, em 2009, que foi o boom da marca. Nisso eu já vim com renovações: a ideia de dar os apetrechos, como nas festas de casamentos. Até por que nestas festas, o estilo musical tem tudo a ver com a nossa festa, e por ser super animada, com DJs, seguranças em estilo retrô, de chapéu, suspensórios, investi em bebidas diferenciadas (Premium). Na época, analisei
também que o mercado de cervejas especiais estava crescendo e como nunca gostei de fazer contrato com nenhum tipo de marca, e até pela proposta da casa, que aqui a pessoa toma o que ela gosta, e não o que eu quero que ela beba, também comecei a ter uma grande variedades de cervejas. Hoje temos mais de 50 rótulos, além de  whisky, vodka, conhaque, vinho, champanhe e outros. Isso foi um dos grandes diferenciais que tive para o cliente: aqui
no Akbar, ele toma a bebida que gosta e não que eu obrigo ele a beber.

Quais são os diferenciais da casa?

Localidade

Seguranças em estilo retrô, com chapéu e suspensórios.

Bebidas variadas

Área para Fumantes, eleito uns dos melhores fumódromos de São Paulo pela
Revista Veja.

Boa Qualidade de Som,

Iluminação LEDS

Pub

Porções Gigantes

Como você vê atualmente o cenário de bares e baladas da Vila Madalena?

Mudou e muito, hoje temos muitos locais concorrentes, mas sempre digo: a Vila é o único local que não morre, ela é consagrada como um local boêmio. A realidade do país não esta fácil, a crise financeira global afetou, mas acredito na Vila desde criança (risos), e o público mudou, sim, está dividido entre o Baixo Augusta, Barra Funda, Jardim São Paulo e outros, mas São Paulo não para de crescer, então tem público pra todos, basta saber trabalhar.

Sua casa tem um ambiente retrô, com músicas de décadas passadas. A Nestlé relançou o Lollo. A Estrela relançou o Genius. Estamos passando por um momento nostálgico das pessoas? Você percebe isto nos visitantes da sua casa?

Percebo sim, na verdade, eu acho que ninguém consegue fazer nada novo que caia no agrado das pessoas mais antigas, apenas a tecnologia de iPads, notebooks, iPhones que estão cada vez mais em evidência. Isso não mexe com sentimentos de ninguém, todos nós temos algo que marcou nossas vidas, um brinquedo, uma festa, um jogo, um churrasco e isso cai no meu contexto acima, quando pensei aonde as pessoas que curtiram as grandes discotecas estavam indo, o mesmo pensaram as grandes empresas: cadê o público que gostava do Lollo, Genius, e isso é marcante porque ele conseguiu passar para nova geração lembranças do passado, todos nós gostamos de relembrar algo e isso tem mercado, mexer com sentimentos de pessoas sempre vai dar certo.

Quais os novos projetos do Zenildo e do Akbar?

Não tenho ainda nada em vista, mas se quiser tomar uma água de coco na Bahia, segue a minha Cabana que tenho em Prado, no litoral Sul da Bahia, Cabana Segura as Ondas.

Fale sobre os próximos eventos que acontecerão no Akbar para convidarmos nossos leitores.

Na próxima sexta, dia 19/10, teremos a festa Revival Total 90, com os DJs Vadão e Tutu. A noite é das mulheres. Todas que tiverem o nome na lista até 23h30 entram VIP.

No sábado, 20/10, é a Noite dos Óculos Escuros. Todos que chegarem com seus óculos até 22h30 ganham uma long neck Itaipava.

(Fotos: Fernanda Fee Bubblegum – Estúdio Ingoma)

Fonte: http://www.ppow.com.br/portal/2012/10/17/zenildo-silva/

Daniel Tutunic

Compartilhe
Dezembro
dom seg ter qua qui sex sáb
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
Parceiros
Parceiros
Nome: Fernanda Repiso
Assunto: Festa

Mensagem:Fiz meu aniversário ai... E foi SENSACIONAL....... SIMPLESMENTE DEMAIS.... DESDE A LOCALIZAÇÃO.. ATENDIMENTO... DISTRIB...

Saiba mais